Os perigos na busca pelo corpo perfeito

images (1)

Os perigos na busca pelo corpo perfeito

Os graves acidentes durante a prática de atividades físicas envolvendo alunos e frequentadores de academias, estúdios ou mesmo em ambientes públicos vêm sendo amplamente discutido na mídia e entre os profissionais da área de saúde. O problema é quando a atividade é feita de forma inadequada, sem orientação profissional ou sem respeito as instruções do profissional de educação física. Diante desse quadro alarmante, é necessário esclarecer que nem sempre um corpo magro e definido significa ser saudável.

A Organização Mundial de Saúde – OMS define que saúde é uma condição humana com dimensões física, social e psicológica caracterizada por polos positivo e negativo. A saúde positiva se define pela capacidade de ter uma vida satisfatória e proveitosa, confirmada geralmente pela percepção de bem-estar geral. A saúde negativa está associada com morbidade, em no extremo, com mortalidade prematura.

Atividade física é uma característica inerente ao ser humano, com dimensões biológica e cultural. Ela é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, voluntária, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso; exemplos dessas atividades: trabalhar, tomar banho e comer. Atividades de lazer caminhar, ou mesmo andar de bicicleta.

Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, habilidades motoras ou reabilitação orgânica funcional. O exercício físico pode ser de forma leve, moderada e intensa.

O problema está nas receitas milagrosas , exercícios mirabolantes,aparelhos fantásticos cuja propaganda promete um corpo perfeito em um curto espaço de tempo.

Para o Educador Físico Marcos Farias, os estereótipos de beleza associados a busca pelo corpo perfeito vem trazendo graves consequências na vida e na saúde das pessoas. “Na busca pela perfeição as pessoas fazem uso de esteroides anabolizantes, suplementação( sem orientação de um profissional de nutrição) e cargas intensas de exercícios causando riscos a sua própria saúde. O que, quase sempre, resulta em lesões musculares, fraturas, em caso de quedas, câncer de fígado, necrose de músculos e enfarto. Dessa forma, a atividade física deixa de promover saúde e passa a promover distúrbios físicos e psicológicos que podem interferir na vida pessoal e familiar do indivíduo,” explica.

Para ter saúde é preciso uma postura de moderação e equilíbrio. Não existe fórmula mágica. “É necessário entender que é preciso adotar hábitos saudáveis na alimentação e na prática regular de atividade física. Para conquistar resultados permanentes é preciso uma boa orientação e acompanhamento com profissionais qualificados. É preciso ainda ter consciência que cada ser humano é único, diferente e requer cuidados respeitando sua individualidade e limitações” disse.corpo definido

Deixe um comentário