TREINAMENTO FUNCIONAL –

O treinamento funcional é uma metodologia de treinamento que vem ganhando bastante espaço nas academias, Treinamento funcionalestúdios e  na mídia.  A população tem despertado o interesse por essa atividade, mas será que as pessoas que
procuram essa prática de exercícios conhecem os princípios que definem essa forma de treinamento? Em sua maioria não, por isso se faz necessário discutir e aprofundar sobre o tema; origem, objetivos, estrutura da metodologia, benefícios, faixas etárias que podem pratica-lo entre outras coisas.

Com esse intuito vamos discorrer sobre o tema:

ORIGEM:

Alguns autores citam que o treinamento funcional teve sua origem na Grécia antiga, por volta do ano 776 a.c por soldados gregos para desenvolver as habilidades físicas e criar as competições.gladiadores_treinamento_funcional

Entretanto é na década de anos 50 nos estados unidos com fisioterapeutas que tratavam dos mutilados de guerra tendo como objetivo devolver sua autonomia e em 1970 nos Estados Unidos surgi a expressam o Functional Training, ou seja, treinamento funcional.

No Brasil o treinamento funcional ou treino funcional tem seu primeiro expoente o professor Luciano D´Elia, que começou o trabalho na academia Única em São Paulo no final da década de 1990. Essa academia tinha um público mais focado nas lutas e em um primeiro momento o treinamento funcional era focado a especificidade dos esportes de lutas e depois de algum tempo se expandiu para os demais alunos.

DEFINIÇÃO;

Em uma síntese das definições encontradas no dicionário Michaelis, pode-se dizer que o treinamento funcional refere-se a um conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou com o fim de apurar habilidades, em cuja execução se procura atender à função e ao fim prático, ou seja, os exercícios do treinamento funcional apresentam propósitos específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano.

 Em um conceito mais técnico, Clark (2001) diz que movimentos funcionais referem-se a movimentos integrados, multiplanares e que envolvem redução, estabilização e produção de força. Em outras palavras, os exercícios funcionais referem-se a movimentos que mobilizam mais de um segmento ao mesmo tempo, que pode ser realizado em diferentes planos e que envolvem diferentes ações musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica). Para que esse treinamento seja eficiente, a cadeia cinética funcional deve ser treinada na busca da melhora de todos os componentes necessários para permitir ao praticante adquirir ou retornar a um nível ótimo de função.

O Treino funcional é uma modalidade de exercícios físicos efetuados com especificidade e de forma sistemática, visando aprimorar a habilidade do indivíduo de realizar atividades do dia-a-dia e/ou esportivas com eficiência e autonomia (RIBEIRO, 2006)

Proporcionar ao indivíduo a melhora no desempenho para determinando função, movimento ou gesto esportivo (BOYLE, 2004).

images_treinamento_performanceAqui no Brasil podemos observar três linhas de métodos, Treinamento funcional voltado para especificidade das
modalidades esportivas, (alto rendimento), uma que vem do pilates, que tem como foco o core training e outra que visa exercícios integrados para melhoria das capacidades funcionais (atividades da vida diária).

Por Marcos Farias – Especialista em Treinamento Esportivo.

Deixe um comentário